AGENTE CORACI

domingo, 25 de agosto de 2013

Presos fazem nova rebelião e 16 agentes foram feitos de refém

Camila Henriques Do G1 AM
Comente agora
Situação na UPP já foi controlada, segundo a polícia (Foto: Adneison Severiano/G1 AM)Situação na UPP já foi controlada, segundo a polícia (Foto: Adneison Severiano/G1 AM)
Menos de doze horas após o fim da rebelião no Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat), no km 8 da BR-174 (Manaus/Boa Vista), um novo motim foi registrado em outra unidade prisional da capital amazonense. De acordo com o comandante geral da Polícia Militar no Estado, Coronel Almir David, detentos da Unidade Prisional do uraquequara (UPP),  Zona Leste de Manaus, se rebelaram na manhã deste domingo (25). Um preso foi morto durante o tumulto e outro ficou ferido.
Instituto Médico Legal foi acionado para remover corpo de detento (Foto: Adneison Severiano/G1 AM)Instituto Médico Legal foi acionado para remover corpo de detento (Foto: Adneison Severiano/G1 AM)
"Foi cancelada a visitação [neste domingo] e em seguida iniciou-se uma rebelião. Estamos com a Ronda Ostensiva Cândido Machado (Rocam) já posicionada e a Tropa de Choque em deslocamento, mas já sabemos que a situação foi controlada", esclareceu.

A Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejus) informou, por meio de nota, que os detentos foram agredidos por outros presos, ainda não identificados. "Os dois detentos citados ameaçavam iniciar um motim durante a visitação, tomando de refém familiares de internos adversários", diz a nota. A Secretaria informou ainda que será instaurada uma sindicância para apurar as circunstâncias das agressões. Após o tumulto, a visitação foi liberada.
Detentos do Ipat, em Manaus, fazem rebelião (Foto: Romulo de Sousa/G1 AM)Detentos do Ipat, em Manaus, fazem rebelião
(Foto: Romulo de Sousa/G1 AM)
A rebelião na Unidade Prisional do Puraquequara foi registrada poucas horas depois do fim do motim no Ipat, quando um detento morreu e cinco ficaram feridos. Segundo a Sejus, 16 agentes de disciplina foram feitos de refém. Segundo o comandante geral da PM, a rebelião teve fim por volta das 3h, quando o último refém foi liberado. Ao final do motim, 108 presos foram transferidos para outras cadeias de Manaus, informou o coronel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário