AGENTE CORACI

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Está fpreso o 4º suspeito de participar da morte do agente Maxuel André Marcelino

Felipe Gibson  Do G1 RN

Agente penitenciário Maxuel André Marcelino morreu ao ser atingido pelos disparos (Foto: Marcelo Pep)
Agente penitenciário
Maxuel André Marcelino
morreu ao ser atingido
pelos disparos
(Foto: Marcelo Pep)
A Polícia Militar do Rio Grande do Norte prendeu na noite deste domingo (11) mais um suspeito de participação da tentativa de resgate do preso Wilson Rodrigues de Medeiros Filho, mais conhecido como 'Folha' - ação que resultou na morte do agente penitenciário Maxuel André Marcelino, de 44 anos, no Centro deParnamirim, na Grande Natal.
Segundo a PM, o suspeito estava no Palio branco usado pelos criminosos. Ele é a quarta pessoa presa por envolvimento na tentativa de resgate. Na última sexta (9) foram presos a mulher do detento, que confessou ter sido mentora do resgate e um jovem de 20 anos. Um dia antes a polícia já havia apreendido uma adolescente de 16 anos, que também admitiu ter participado da ação. A delegada de plantão da zona Sul, Karla Viviane de Souza, informou que ainda permanece foragido mais um ocupante do carro que interceptou a equipe do sistema penitenciário.

De acordo com o soldado Herayson, da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam), o suspeito preso neste domingo foi encontrado na comunidade da Guarita, que fica no bairro do Alecrim, na zona Leste de Natal. "Fomos atender uma outra ocorrência quando ouvimos tiros a cerca de 500 metros. Nos deslocamos e encontramos o suspeito correndo e dizendo 'lá vem a polícia'", detalhou o policial O jovem tem 19 anos e confessou ter feito assaltos, mas negou ter participado da tentativa de resgate. "Ele nos deu um nome falso, mas confirmamos que se tratava do suspeito procurado após levarmos testemunhas para serem ouvidas", informou.
 

Outras prisões

No mesmo dia da tentativa de resgate do preso uma adolescente de 16 anos foi apreendida. A garota havia sido baleada na troca de tiros com os agentes penitenciários. A menor de idade, que inicialmente disse ser namorada do preso, estava do Palio branco e confessou ter atirado no carro do sistema penitenciário. A garota foi levada para o hospital de Canguaretama pela mulher do detento. "Ela foi orientada a dizer que os tiros aconteceram em um assalto", relatou o delegado de plantão da zona Sul, Pedro Paulo Falcão, que ouviu o depoimento da adolescente.

Já na noite da sexta, foram presos a mulher do detento e outro ocupante do Palio. As prisões aconteceram na avenida Lima e Silva e no conjunto Leningrado. A mulher do detento admitiu ter organizado o resgate e reunido o grupo que resgataria o preso Wilson Rodrigues de Medeiros. O outro suspeito também confessou participação no crime.

Entenda o caso

Carro do Sistema Penitenciário ficou crivado de balas (Foto: Larisse Souza/G1)Carro do Sistema Penitenciário ficou crivado de balas (Foto: Larisse Souza/G1)
Morto na tentativa de resgate, o agente penitenciário Maxuel André Marcelino trabalhava no Presídio Estadual de Parnamirim (PEP). De acordo com a direção da unidade, ele tinha 11 anos de serviços prestados.
O preso Wilson Rodrigues de Medeiros Filho está custodiado no PEP. Ao G1, o advogado Marcus Alânio Martins Vaz, que cuida da defesa do detento, afirmou que Wilson foi absolvido pela acusação de um duplo homicídio em 2012, mas foi condenado por outro assassinato. Segundo a direção do presídio, o custodiado tinha sido levado para uma consulta médica.
A polícia relatou que três homens e uma mulher abordaram os agentes no meio da principal avenida do Centro de Parnamirim. "Eles atiraram e fugiram em direção à BR-101", afirmou o tenente Carlos Farias, do 3º Batalhão da Polícia Militar. “Eles fugiram em um Palio de cor branca”, acrescentou.
Maxuel ainda foi atendido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas não resistiu aos ferimentos e morreu durante o socorro médico.
Em nota, a Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc), por meio da Coordenadoria de Administração Penitenciária (Coape) lamentou a morte do agente. "A Sejuc e a Coape consternadas pela morte prematura do colega, se solidarizam com seus familiares neste momento tão difícil. Maxuel André desempenhava suas funções na Penitenciária Estadual de Parnamirim e prestou um excelente trabalho ao Sistema Penitenciário do Estado", diz a nota da secretaria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário