AGENTE CORACI

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Detentos usam muleta para cavar túnel em Presídio




  Lucas Cidade /  Rádio Uirapuru

Por várias vezes os agentes penitenciários do Presídio Regional de Passo Fundo tiveram que solucionar problemas na rede de esgoto, devido à tamanha quantidade de terra que entupia as bocas de lobo. Como a situação se tornou frequente, o Serviço de Inteligência da SUSEPE iniciou um trabalho de investigação para tentar encontrar a sua origem do problema.

Por volta das 16h50min do último sábado (28), um buraco foi encontrado em baixo de uma cama, no alojamento B da casa prisional, onde estão 52 detentos. A princípio, seria apenas um buraco que daria início a um túnel, e diante desta situação foi realizada a recontagem dos presos, constatando que nenhum havia conseguido fugir. Por se tratar de um final de semana, a área foi isolada e a direção do presídio decidiu tampar o buraco nesta segunda-feira (30).

Ao iniciarem os trabalhos para colocação de concreto, uma situação espantou todos os agentes envolvidos na operação. O pequeno buraco tratava-se de um túnel com aproximadamente 10 metros de comprimento e 1m80cm de altura. Dentro do túnel foi encontrada uma muleta com uma espátula na ponta, principal ferramenta utilizada pelos presos para realizar a escavação e também um ventilador.

Nenhum responsável pela escavação foi identificado e um inquérito administrativo será instaurado para descobrir a autoria do fato. Uma máquina retroescavadeira já está sendo utilizada para efetuar o fechamento do túnel. No alojamento onde a escavação iniciou, ficam apenas presos que possuem algum problema de saúde e também está o detento Alex Camargo, de 31 anos, que no dia 26 de março deste ano acabou sofrendo fratura exposta nas duas pernas ao pular o muro do presídio para tentar fugir.

Camargo é o único detento que está no alojamento e utiliza muletas.

Detento leva tiro na cabeça ao tentar fugir de presídio

Um detento de 19 anos foi atingido por um disparo de arma de fogo ao ser flagrado tentando fugir 30) da cadeia pública de Nova Andradina. O interno, juntamente com outro preso, fugiu depois de serrar a grade de ferro que cerca o pátio em que os presos tomam o banho de sol.
Segundo a polícia, no final do banho de sol, os dois internos se esconderam em meio a sacos de lixo e ali permaneceram até à noite. A falta deles não foi percebida pelos agentes penitenciários.
A tentativa de fuga ocorreu por volta das 21h30, quando a dupla, portando serras artesanais, conseguiu quebrar a grade e fugir pelo telhado. Policiais militares que faziam a guarda externa do presídio perceberam a fuga e deram ordem para que os eles parassem, mas foi desrespeitada, segundo a polícia.
Por não atenderem a ordem, os policiais atingiram o rapaz o detento de 19 anos com um tiro na cabeça. Ao ouvir o disparo, o outro fugitivo resolveu voltar para o pátio do presídio. O Corpo de Bombeiros foi chamado e prestou socorro à vítima. Após o procedimento, os bombeiros encaminharam o detento ao hospital do município e posteriormente, devido à gravidade do ferimento, foi transferido para Dourados.
Segundo o Boletim de Ocorrência registrado na 1º Delegacia de Nova Andradina, o rapaz cumpre pena por roubo desde junho de 2012, e o caso será investigado.

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Agente penitenciário ferido em rebelião passa bem

Agente penitenciário ferido passa bem

Um dos detentos feridos durante motim no Complexo Penitenciário de Pedrinhas já retornou ao presídio e está na enfermaria. O outro continua internado sob custódia no hospital Clementino Moura, o Socorrão II. Gineson Gusmão e Genivaldo Pinheiro Ferreira foram feridos durante a rebelião.
Segundo informações da Secretaria de Estado de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap) o agente penitenciário Aguiar, ferido na cabeça, passa bem.
O secretário da Sejap, delegado Sebastião Uchôa, e secretários adjuntos continuam em reunião para discutir o ocorrido e decidir se os presos transferidos da Central de Custódia Preso de Justiça (CCPJ) do Anil continuam no Complexo.
A rebelião resultou na morte de três detentos, sendo um deles decapitado.
www.idifusora.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário