AGENTE CORACI

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Preso tenta suicídio e faz agente penitenciário de refém


Francisco Jutson, o “Foguinho”.
Por volta de 01:30hr da madrugada do ultimo dia (05), o preso do Centro de Detenção Provisória de Assu, Francisco Jutson de Sousa conhecido como ‘foguinho’,  tentou suicídio, cortando os pulsos, dentro de uma das celas da unidade. Os demais presos pediram socorro ao único agente que estava de plantão. O preso foi levado ao pronto-socorro pelo agente, que tornou-se refém do preso. O agente foi ferido no pescoço. Foguinho foi transferido para a Cadeia Publica de Mossoró, onde aguardará e responderá a mais um processo. O preso já responde aos crimes da Lei Maria da Penha e tentativa de homicídio na Jurisdição de Natal.
Fonte: Força tática

CADIDATOS MOBILIZAM PELA NOMEAÇÃO

http://www.carlosbritto.com

manifestação agentes penitenciáriosOs candidatos a agentes penitenciários aprovados no último concurso realizado pelo Governo de Pernambuco em 2009 estão se mobilizando em Petrolina para lutar por novas convocações.
Os aprovados deverão se reunir neste sábado (12) para discutir assuntos relativos à segunda chamada da seleção.
O encontro está marcado para a Concha Acústica, na Praça Maria Auxiliadora, Centro da cidade, a partir das 18h. Na época do concurso 900 agentes foram aprovados e muitos ainda lutam pela convocação.

Preso confecciona máscara com feições de agente para fugir

Nesta terça-feira (08), o serviço de inteligência da Secretaria da Administração Penitenciária da Paraíba (Seap) encontrou em uma das celas do presídio Padrão de Santa Rita, uma máscara feita de sabão neutro e sabonete com feições semelhantes as de um agente penitenciário da unidade.

De acordo com Walber Virgolino, secretário de Administração Penitenciária há pouco mais de um mês a Seap recebeu a informação sobre um plano de fuga de detentos. As investigações se aprofundaram e nesta terça, os agentes fizeram um pente fino em uma das celas e a máscara foi encontrada.

O detento, que cumpre pena por assalto, foi identificado. Ele nega que o objeto fosse utilizado para fugir. “O apenado disse que a máscara era para homenagear o agente e não para fugir. Mas, vamos abrir uma sindicância para investigar o caso. A máscara é muito semelhante com o rosto do agente”, disse o Wallber Virgolino.

O secretário informou que, caso confirme o plano de fuga, o detento poderá ser responder pelo crime. Porém, Virgollino adiantou que o presidiário deve ser matriculado em um curso de artesanato. “Pela habilidade dele com o artesanato, pode entrar em um curso de ressocialização e começar a mostrar seu trabalho na área".

A máscara foi encaminhada para o Instituto de Polícia Científica (IPC) de João Pessoa.
http://www.pbagora.com.br

Documentário A gente, de Aly Muritiba, retrata o dia a dia de agentes penitenciários

O documentário discutido na Sede do Festival ontem (domingo, 06) foi o longa A gente, de Aly Muritiba, que retrata o dia a dia de agentes penitenciários. O mediador, o jornalista Luiz Carlos Merten, lembrou que o filme faz parte de uma trilogia do diretor sobre o universo carcerário, que conta ainda com os filmes A fábrica Pátio (este último vencedor do festival É Tudo Verdade deste ano).
O realizador explicou que a intenção deste mais recente trabalho era dar visibilidade aos agentes prisionais, cujo duro cotidiano profissional é desconhecido por grande parte das pessoas, e mostrar como as amarras da burocracia estatal impedem que esses homens e mulheres consigam exercer suas funções de maneira apropriada. Muritiba revelou também que desempenhou o papel de agente penitenciário durante alguns anos, e que permaneceu nessa ocupação durante o período das filmagens. “Eu saí da cadeia, mas a cadeia não saiu de mim”, comentou sobre a experiência, informando ainda que trabalhou sozinho em longos períodos das gravações, contando com uma equipe reduzida apenas eventualmente.
O produtor Antônio Junior relatou ter conhecido Muritiba quando ambos eram estudantes de Cinema, e ressaltou as afinidades dessa longa parceria. Jefferson Walkiu, protagonista do documentário, sublinhou o fato de que Muritiba procurou não interferir em seu processo de trabalho e abordou a necessidade de se criar políticas de (re)inserção dos ex-detentos na sociedade. Walkiu, que trabalha há sete anos nesse universo, salientou a relevância da iniciativa: “Este projeto é importante. Nós hoje vivemos dificuldades muito grandes com relação à questão prisional”, declarou.
Texto: Maria Caú
Fotos: Viviane Laprovita

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Ex-agente penitenciário é baleado em posto de combustível na BR-381Vítima

foi atingida por três tiros e levada em estado grave para hospital em Contagem. A suspeita é de que tenha ocorrido uma troca de tiros durante a madrugada

Um ex-agente penitenciário de 36 anos foi baleado na madrugada desta quarta-feira na BR-381 em Betim, Região Metropolitana de Belo Horizonte. Ele teria se envolvido em um confronto com dois homens em um posto de combustíveis na rodovia. A vítima foi levada para um hospital em estado grave.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o caso aconteceu por volta das 4h em um estabelecimento no km 482 e a suspeita é de que houve uma troca de tiros. Ao tentar fugir de carro, o homem foi atingido por três disparos, sendo um em cada braço e um terceiro no coração. Mesmo ferido, ele conseguiu dirigir até um trecho onde há um ponto de ônibus e pediu socorro. 
a testemunha relatou que viu dois homens passarem em uma motocicleta CB 300, cuja placa não foi anotada, atirando no carro. Essa pessoa chamou a Polícia Militar e o rapaz foi socorrido para o Hospital Municipal de Contagem, em estado grave, onde passa por uma cirurgia. 

No posto de combustível, foi apreendida uma pistola calibre 9 milímetros de fabricação israelense. A arma está com a numeração raspada. Também foram encontradas 20 cápsulas de pistola deflagradas.
De acordo com a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), a vítima - que não teve o nome divulgado - atuou como agente penitenciário no Presídio de Bicas II, na cidade de São Joaquim de Bicas, também na Grande BH, e teve o contrato encerrado em agosto de 2012. Ainda segundo agentes da PRF, atualmente o homem trabalha em uma delegacia de Betim. A motivação do crime é desconhecida. O caso deve ser encaminhado à Polícia Civil.




Dilma veta mais uma vez porte de arma a agentes prisionais fora de serviço

http://noticias.terra.com.br

A presidente Dilma Rousseff vetou novamente o porte de armas a membros de escolta de presos, agentes e guardas prisionais fora do horário de serviço. O veto foi publicado na edição desta quinta-feira do Diário Oficial da União. 

A proibição do porte de armas a esses profissionais é consequência do veto parcial da presidente à Medida Provisória (MP) 615/13, que alteraria a Lei 10.826, de 2003, o Estatuto do Desarmamento. 
Dilma cortou integralmente o artigo 28 da MP, que garantia aos agentes, guardas e membros de escolta o porte de armas fora do horário de serviço, seguindo orientação do Ministério da Justiça. 
Em sua justificativa para o veto, o governo afirmou que a “legislação já assegura a possibilidade de porte para defesa pessoal conforme a necessidade de cada agente”. De acordo com a publicação, “o Executivo encaminhará ao Congresso Nacional uma proposta que regule mais detalhadamente o assunto”.
Em janeiro, Dilma vetou integralmente o Projeto de Lei 87/2011 que previa o porte de arma, mesmo fora de serviço, a agentes e guardas prisionais, a integrantes das escoltas de presos e às guardas portuárias.
Em julho, um grupo de servidores do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Distrito Federal (Sindpen) acampou no gramado em frente ao Congresso Nacional, em protesto pela liberação do porte de armas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário