AGENTE CORACI

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Suapi assumiu, entre janeiro e junho deste ano, nove cadeias públicas, número que deverá chegar a 13 até o final do ano. Foi iniciada a duplicação do presídio de Governador Valadares (Vale do Rio Doce) e instalado um detector de objetos “body scan” na Penitenciária Dutra Ladeira, em Ribeirão das Neves (Região Metropolitana de Belo Horizonte)


as
Até o final de 2014, o Governo do Estado deverá abrir pelo menos 14.500 novas vagas em presídios mineiros, número insuficiente para resolver o déficit atual de 18 mil. Porém, com uma verba extra de R$ 150 milhões já colocada à disposição pelo Governo Federal, o total de vagas pode chegar a 20 mil.  Segundo o subsecretário, o presídio de Ituiutaba  é o único do Estado que não enfrenta o problema da superlotação. Segundo números apresentados por ele, a população carcerária em Minas chega a 55 mil pessoas, sendo 46,5 mil sob a custódia da Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi), 5.500 sob a guarda da Polícia Civil, 2.000 nas Associações de Proteção e Assistência ao Condenado (Apacs) e as restantes monitoradas por meio das chamadas tornozeleiras eletrônicas.



Deputados criticam pouco investimento em segurança

No caso de menores infratores, o sistema socioeducativo comporta 1.200 adolescentes, mas possui hoje 1.500 internos, disse a subsecretária de Atendimento às Medidas Socioeducativas, Camila Silva Nicácio. Parte desse déficit deverá ser corrigido ainda em 2013, previu ela, com a abertura de 225 novas vagas em centros de ressocialização instalados em cinco cidades.

Juntamente com outros gerentes e técnicos da Secretaria de Estado de Defesa Social, os subsecretários mostraram o andamento das ações previstas para a pasta ao longo de 2013. Diante da baixa execução orçamentária verificada em quase todas as ações, o deputado Cabo Júlio (PMDB) observou que a secretaria está fazendo muito com pouco dinheiro. Ele cobrou do Poder Executivo a concretização dos programas, para que as políticas públicas do Estado não fiquem apenas no papel.

Mas há atividades cuja execução está adiantada, destacou o subsecretário. No caso da ação intitulada “Custódia e ressocialização do preso”, por exemplo, 46% dos recursos já foram aplicados no primeiro semestre. Com isso, 6.147 detentos estão estudando e 11.197 trabalhando, informou.



Gestores destacam avanços na infraestrutura

Outros dados apresentados pelos gestores da defesa social referentes a 2013: estão sendo adquiridos cerca de 20 mil coletes à prova de balas, mil viaturas para a Polícia Militar, mais 864 para a Polícia Civil, incluindo 30 rabecões, ampliação dos quadros de delegados, escrivães e peritos, além de concurso em andamento para a PM. A Suapi assumiu, entre janeiro e junho deste ano, nove cadeias públicas, número que deverá chegar a 13 até o final do ano.

Foi iniciada a duplicação do presídio de Governador Valadares (Vale do Rio Doce) e instalado um detector de objetos “body scan” na Penitenciária Dutra Ladeira, em Ribeirão das Neves (Região Metropolitana de Belo Horizonte).

Estão sendo ainda implantadas Apacs em três cidades mineiras: Rio Piracicaba (Região Central), prevista para entrar em funcionamento em outubro deste ano, com 30 vagas; São João del-Rei (Região Central), que abrirá com 120 vagas em novembro; e Araxá (Alto Paranaíba), que até janeiro de 2014 estará em funcionamento, com 120 vagas.

O Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), no bairro Gameleira, em Belo Horizonte, está com 50% das obras concluídas. O CICC foi criado com a intenção de reunir no mesmo espaço a Polícia Militar, a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiro, a BHTrans, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), a Guarda Municipal, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e as Forças Armadas para monitoramento de grandes eventos, como as Copas das Confederações e do Mundo, e situações de crise. Desde março de 2013, ele funciona provisoriamente na Cidade Administrativa.



Integração das polícias ainda é desafio

Nesse sentido, Sargento Rodrigues cobrou mais ações para conscientizar os policiais da base sobre a importância da integração. Segundo ele, o trabalho ainda é feito muito nos níveis gerencial e estratégico. Malard ponderou, no entanto, que as decisões na esfera da defesa social são tomadas por um colegiado composto por todos os segmentos, o que as legitima junto aos demais servidores.

O deputado João Leite lembrou que a segurança pública não é dever apenas do Estado, e por isso defendeu a assinatura de convênios com os municípios e com a União.

Segundo o parlamentar, 70% dos presos em Minas Gerais têm ligação com o tráfico de drogas, que é considerado um crime federal. Apesar disso, citou, não há nenhuma penitenciária federal no Estado.



Superlotação foi um dos motivos alegados pelos detentos na rebelião que aconteceu em maio deste ano no presídio de Ituiutaba:

A rebelião iniciou no dia 25 de maio às 15 horas, e causou uma grande repercussão em Ituiutaba e em toda a região, já que todos os órgãos de comunicação estavam no local cobrindo a movimentação.

A causa mais possível para o motim teria sido uma revista indelicada por parte dos agentes na esposa de um detento, porém, há informações não oficias que muitos participavam também pedindo transferência para outros presídios com maior espaço e menos lotação. O presídio de Ituiutaba tem  a capacidade de 120 presos, e estava com 260, causando uma grande aglomeração nas celas.

Vários visitantes que ficaram de posse dos criminosos saíram com escoriações no rosto e nos braços. Haviam pessoas de todas as idades, incluindo crianças e senhoras.

A ação foi comandada pelo Coronel  Regional Crovato da Polícia Militar, policiais de todo o efetivo foram deslocados para o local, incluindo policiais do GATE, e também da SUAPE.

O momento mais tenso até agora foi quando os detentos começaram a jogar pedras e telhas do lado de fora do presídio, podendo acertar pessoas inocentes. Muitas pessoas estão no local, como familiares dos detentos e também dos policias além de policiais.

Os bandidos conseguiram capturar o oficial dos bombeiros autorizando a entrada  para o resgate do agente que estava  ferido. Em uma ação rápida os detentos renderam os bombeiros, e ficaram com um de refém. Todos os reféns estão bem e não correm mais riscos.

Detentos que estavam separados por motivos de segurança e outros que podem ter provocado o caos, foram transferidos para Uberlândia e outras cidades vizinhas.


097

004

140

032

034

030

029

029

124http://pontalemfoco.com.br

Agente penitenciário baleado está em estado grave




hgeÉ grave o estado de saúde do agente penitenciário Josimar Alves da Silva, que foi baleado na região abdominal durante uma tentativa de assalto a um estabelecimento comercial localizado nas imediações da Feirinha do bairro do Tabuleiro do Martins, na parte alta de Maceió.

Alves seguia para uma lan-house existente na região, quando deu e cara com os bandidos, que tentavam consumar o assalto. Ele reagiu, baleou um dos criminosos, mas foi atingido por um tiro no abdome e foi levado para o Hospital Geral do Estado (HGE), no Trapiche da Barra.

No HGE, Josimar Alves foi submetido à uma intervenção cirúrgica, ao longo de toda a tarde desta quarta-feira (2), quando, ao menos um projétil, foi retirado do interior da cavidade abdominal, o que causou grandes danos a diversos órgãos da vítima.

De acordo com a Assessoria de Comunicação do HGE, em nota emitida à imprensa, já na manhã desta quinta-feira (3), o quadro de saúde de Josimar Alves não avançou e ele continua internado na unidade de terapia intensiva da unidade de saúde.

Ainda conforme a nota oficial, o agente penitenciário segue sob o efeito de medicamentos sedativos e como não há melhora no estado de saúde, não existem perspectivas para que ele deixe a UTI do Hospital Geral do Estado.
 http://visaodealagoas.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário