AGENTE CORACI

terça-feira, 16 de julho de 2013

Detentos colocam fogo em colchão no Presídio de Caratinga

http://portal.tvsupercanal.com.br

Postado por: Raquel Borsari em 16/jul/2013

Fogo é controlado por agentes penitenciários

A Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi) confirmou por meio de uma nota oficial, que realmente, dois detentos do Presídio de Caratinga colocaram fogo em um colchão dentro da cela que eles ocupam. Não houve feridos e segundo a Suapi, o fogo foi controlado rapidamente por agentes penitenciários.

A Subsecretaria esclareceu ainda que, os dois presos já foram identificados e estão passando por avaliação da Comissão Técnica da unidade prisional e podem sofrer penalidades administrativas por dano ao patrimônio público. A direção geral do presídio também instaurou um procedimento interno de investigação para apurar as circunstâncias do ocorrido.

A reportagem do Super Canal obteve a confirmação do fato junto à Secretaria de Estado de Defesa Social, após receber por e-mail uma denúncia de que os presos colocaram fogo no colchão e a direção da unidade prisional não teria acionado a perícia da Polícia Civil, já que se trata de dano ao patrimônio público. Segundo o denunciante, a direção não estaria acionando a polícia porque ela faria contato com a mídia, e a direção não quer expor o presídio diante de um fato como esse.

Apesar das políticas públicas, do trabalho que é feito em busca da ressocialização dos detentos, o presídio também tem um histórico negativo. Pessoas já tentaram entrar com drogas na unidade prisional e o fato mais recente, foi a rebelião que ocorreu em janeiro deste ano envolvendo 180 detentos. Foram nove horas de tensão e negociações. Várias celas foram destruídas. A rebelião começou, após os presos renderem dois agentes penitenciários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário