AGENTE CORACI

sábado, 4 de janeiro de 2014


Homens invadiram prisão e deram início a um tiroteio mantando 4 pessoas



Autoridades do México confirmaram que seis homens invadiram o presídio de Iguala, no estado de Guerrero, nesta sexta-feira (03/01), e deram início a um tiroteio. Eles se passaram por funcionários e entraram no complexo com a justificativa de entregar um novo detento. 
Assim que entraram na prisão de segurança máxima,  o grupo abriu fogo contra membros de uma facção inimiga mantando 4 pessoas. Os guardas do presídio atiraram contra os criminosos e 5 invasores morreram no local. Um policial e um membro da gangue que invadiu o presídio ficaram feridos e estão internados.
Agência Efe


Presídio de Iguala, no México, invadido por 6 homens na últmia sexta-feira (03/01)

A policia afirmou que os quatro detentos mortos pelos invasores estavam cumprindo pena por tráfico de drogas e sequestro. O motivo dos assassinatos ainda não está completamente esclarecido, mas as autoridades suspeitam que a rivalidade entre diferentes carteis de droga possa ter motivado o crime. 
O ataque acontece dois meses depois de autoridades mexicanas de direitos humanos revelarem que 65 prisões, das 101 mais lotadas do México, são controladas por traficantes e carteis de droga.
Desde 2006, quando o país começou uma ofensiva contra o tráfico de drogas, mais de 60 mil pessoas morreram em confrontos com policiais e o exército. 

Grupo Tático do Presídio de Itabaiana recaptura fugitivo

   http://blogitabaianahoje.blogspot.com.br

O setor de inteligencia do presidio de Itabaiana e o seu grupo tático em conjunto com o 8º BPM e com a Policia militar de Pernambuco realizaram a prisão de João Batista Gomes Filho. 

O foragido da justiça tem 41 anos, e estava sem se apresentar para cumprir sua pena. O detento é apontado como autor de crimes de alta periculosidade, segundo informações de moradores da localidade em que ele se encontrava, o sujeito costumava fazer alguns assaltos e comandava o trafico de drogas em seu bairro. 

O detento esta enquadrado no Art. 157 do Código Penal. O diretor da unidade prisional, Marcelo Gervásio informou que, “está se empenhando com os que fazem parte da unidade afim de estabelecer a ordem e melhor servir a sociedade, com o objetivo de trabalhar para ressocializar os apenados", e acrescentou, " que os procedimentos de segurança estão aumentando". Fonte: Arte Notícia

(foto)Da esquerda pra direita o agente Jason, o Diretor Marcelo Gervásio, os agentes Alan e Guilhermino, e no meio de de camisa amarela o detento João Batista Gomes Filho

TODOS DEVEM TER CONHECIMENTO

ARTIGO 8.º do CÓDIGO DE CONDUTA PARA OS FUNCIONÁRIOS RESPONSÁVEIS PELA APLICAÇÃO DA LEI
Os funcionários responsáveis pela aplicação da lei devem respeitar a lei e o presente Código. Devem, também, na medida das suas possibilidades, evitar e opor-se vigorosamente a quaisquer violações da lei ou do Código.
Os funcionários responsáveis pela aplicação da lei que tiverem motivos para acreditar que se produziu ou irá produzir uma violação deste Código, devem comunicar o fato aos seus superiores e,se necessário, a outras autoridades com poderes de controle ou de reparação competentes.
Subentende-se que os funcionários responsáveis pela aplicação da lei não devem sofrer sanções administrativas ou de outra natureza pelo fato de terem comunicado que se produziu ou que está prestes a produzir-se uma violação deste Código.
Art. 216 ESTATUTO DO SERVIDOR
 São deveres do funcionário:
VI - observância das normas legais e regulamentares;VII - obediência às ordens superiores, exceto quando manifestamente ilegais;VIII - levar ao conhecimento da autoridade superior irregularidade de que tiver ciência em razão do cargo;
PROCEDIMENTO DE GESTÃO SEGURANÇA PG.GP.01.01
Esta norma se aplica a todas as penitenciárias
6.2.5 Qualquer deslocamento de preso de sua cela para as áreas internas e "EXTERNAS" da penitenciária e destas para a sua cela será acompanhado por pelo menos dois agentes penitenciários
6.5.3 Apenas agentes penitenciários treinados e capacitados para o manuseio de equipamentos de segurança e armamento poderão compor a equipe de escolta.
6.5.4 Os agentes penitenciários escalados para a realização de escolta são legalmente responsáveis pelos equipamentos que utilizam e pelos presos que transportam, submetendo-se às sanções administrativas e penais cabíveis nos casos de irregularidade 

VÍDEO: DEPUTADO JAIR BOLSANARO CRÍTICA O PL DO DEP DOMINGOS DUTRA QUE PEDE REGALIAS PRA PRESOS E PUNIÇÃO PARA OS AGENTES

Quartel ou morte
 Bolsonaro: inconformado Um projeto que tramita na Câmara com objetivo transformar as penitenciárias do país em algo menos assustador do que a morte (Leia mais em: Mãos à obra) deverá animar José Eduardo Cardozo, mas está tirando Jair Bolsonaro do sério. A proposta tem pontos polêmicos e cria o Dia do Encarcerado (25 de junho). Prevê, por exemplo, alojamentos individuais, além da inclusão de hidradante e condicionador entre os artigos de higiene básica dos detentos. Concede o direito de visita a parentes com doenças graves e estipula que, para cada 400 presos, são necessários: sete médicos, três odontólogos, três enfermeiros, três psicólogos, três nutricionistas, doze professores, seis auxiliares de enfermagem e vinte e quatro instrutores técnicos profissionalizantes. O sempre exagerado Boslonaro diz que, se o projeto for aprovado, a cadeia será mais atrativa do que o quartel. - Os artigos de vestuário e higiene obrigatórios são de dar inveja a qualquer recruta do Exército. Qualquer hora, vai ter gente querendo ser presa. 
 Por Lauro Jardim


Vídeo Aula - Direitos Humanos

     

Internos incendeiam celas e agridem agente penitenciário no Ceseu em Uberlândia


http://www.popmundi.com.br

3 de janeiro de 2014
Rebelião na noite de quinta-feira (02) no Centro Socioeducativo de Uberlândia (Ceseu) resultou na agressão de um agente, além de cinco celas danificadas e 11 colchões queimados.
Segundo a direção do Ceseu, não há, aparentemente, nenhum motivo que justifique o motim
Segundo a direção do Ceseu, não há, aparentemente, nenhum motivo que justifique o motim / Foto:Reprodução
O tumulto foi contido antes mesmo da chegada da Polícia Militar (PM) que ajudou apenas no rescaldo de um incêndio que atingiu celas de dois pavimentos. Segundo a PM, não foi preciso fazer nenhuma intervenção.
A direção do Ceseu disse ao Portal Pop Mundi, que não há, aparentemente, nenhum motivo que justifique o motim. “No final do ano, é normal os ânimos dos internos  ficarem exaltados”, disse a direção.
Os menores serão  apresentados ao delegado de Polícia.

Em menos de 24 horas, dois presos foram mortos e um fugiu de presídio

JN flagra guaritas vazias e presos circulando em presídio do Maranhão

Assista o vídeo no link  http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2014/01/jn-flagra-guaritas-vazias-e-presos-circulando-em-presidio-do-maranhao.html

A polícia do Maranhão informa que vai intensificar a segurança no Complexo de Pedrinhas, em São Luís. Em menos de 24 horas, dois presos foram mortos e um fugiu.

A polícia do Maranhão informa que vai intensificar a segurança no Complexo de Pedrinhas, em São Luís. Em menos de 24 horas, dois presos foram mortos e um fugiu.
O preso que fugiu trabalhava na faxina do presídio e aproveitou o descuido de um vigilante, que segundo a polícia, abandonou a guarita sem autorização. A segurança não percebeu nada, apesar da presença da Força Nacional e do Batalhão de Choque da PM. O Complexo de Pedrinhas ainda registrou nesta quinta-feira (2) dois assassinatos.

Nesta sexta-feira (3), a PM se reuniu com os diretores do presídio para definir novas estratégias para melhorar a segurança no local. Para a polícia, a falta de estrutura física e a fragilidade nas revistas feitas pela empresa terceirizada de vigilância que atua no interior da penitenciária, seriam os principais problemas por lá.
"O que está faltando são as empresas particulares fazerem a vistoria adequadamente”, diz o Coronel Zanoni Porto, comandante da Polícia Militar,
Em nota, o governo do estado disse que ainda havia espaços no complexo que não tinham o reforço da Polícia Militar. Informou ainda que o funcionário que se ausentou da guarita foi afastado. E que no ano passado, outros 270 monitores terceirizados foram desligados.
Durante o dia, a equipe do Jornal Nacional flagrou guaritas vazias e presos circulando tranquilamente pelo pátio do presídio, bem perto de um muro em que a cerca de proteção está toda danificada.
“Primeiro passo é fechá-los em suas devidas celas. Vai ser feito o conserto de todas as portas. Vamos também intensificar mais a vigilância em cima da área que é descoberta lá do presídio”, afirma o Coronel Ivaldo Barbosa, comandante do Policiamento Especializado.
No início da tarde, o Batalhão de Choque e a Força Nacional fizeram uma nova vistoria nas celas e encontraram uma pistola calibre 380, com munição, e aparelhos celulares.
No ano passado, 60 presos foram assassinados nos presídios do Maranhão.

PGR dá parecer favorável à transferência de Valério para Minas


O Globo 

BRASÍLIA - A Procuradoria Geral da República (PGR) deu parecer favorável, nesta sexta-feira, pela transferência do operador do mensalão, o publicitário Marcos Valério, para presídio em Minas Gerais. Ele está preso no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, mas deseja cumprir pena no presídio Nelson Hungria, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
O procurador-geral em exercício, Eugênio de Aragão, afirmou no parecer que é a favor do pedido feito pela defesa do publicitário, pela transferência, caso exista vaga na penitenciária em Minas Gerais. Quando fez o pedido de transferência, a defesa informou que havia vaga disponível no Nelson Hungria.

No dia 30 de dezembro, o presidente do STF e relator do processo do mensalão, ministro Joaquim Barbosa, deu três dias para a PGR se manifestar sobre o pedido de transferência de Valério. O parecer da PGR vai orientar Barbosa na decisão de transferi-lo para Minas ou mantê-lo em Brasília.
O pedido de transferência foi feito pela defesa de Valério na última quarta-feira. De acordo com o advogado Marcelo Leonardo, seu cliente quer ficar mais próximo da família, que mora na capital mineira. A mãe de Valério já é idosa e tem dificuldades de locomoção para visitar o filho na Papuda, que fica a mais de 700 km de Belo Horizonte.
Valério cumpre pena em regime fechado de 37 anos, cinco meses e seis dias por corrupção ativa, peculato, lavagem de dinheiro e evasão de divisas. A pena dele ainda pode aumentar em dois anos e 11 meses e ultrapassar os 40 anos, caso o STF confirme a condenação por formação de quadrilha, crime pelo qual ainda há um recurso a ser julgado.
Barbosa já autorizou a transferência de sete dos 17 presos no mensalão. Cinco deles também para Minas Gerais: ex-deputado federal Romeu Queiroz (PTB-MG); os ex-dirigentes do Banco Rural Vinícius Samarane e José Roberto Salgado; Simone Vasconcelos, ex-funcionária de Marcos Valério; e a dona do Banco Rural, Kátia Rabello. Todos começaram a cumprir pena na Papuda e já estão em Minas Gerais. Os ex-deputados Pedro Corrêa (PP-PE) e Pedro Henry (PP-MT) começaram a cumprir pena na Papuda, mas já foram transferidos para Recife e Cuiabá respectivamente.
Atualmente, 16 condenados estão na cadeia, um está em prisão domiciliar, três cumprem pena alternativa e um está foragido. Quatro condenados ainda não tiveram suas penas executadas. Um deles é o delator do esquema, o ex-deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ). Barbosa ainda vai decidir se o manda para a cadeia ou se permite que ela cumpra a pena em prisão domiciliar.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/pais/pgr-da-parecer-favoravel-transferencia-de-valerio-para-minas-11206884#ixzz2pRPuaGhZ
© 1996 - 2014. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário