AGENTE CORACI

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Número de presos é 287% maior que a capacidade no Ceresp em Juiz de Fora, afirma Seds

Administração Prisional disse que 16 prisões serão construídas em 2014.



Do G1 Zona da Mata

Comente agora


Número de presos é 287,3% maior que a capacidade no Ceresp em MG (Foto: Reprodução/TV Integração)Presos enfrentam superlotação no Ceresp
(Foto: Reprodução/TV Integração)
O Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp) de Juiz de Fora, está com o número de presos 287,3% maior do que a capacidade, segundo dados da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds). Os parentes reclamam das condições em que os presos estão vivendo.
Uma mulher que não quer se identificar tem dois filhos presos no Ceresp. Ela denunciou que eles reclamam das condições carcerárias, da comida, que estaria azeda, e da falta de espaço nas celas. Na hora da visita, segundo ela, as mães sofrem com a espera. "Tem que ficar todo mundo junto ali. Então muitos se sentem mal com o mau cheiro e a comida ruim. As esposas e mães que vão visitar têm que chegar de madrugada para garantir o lugar", contou.
No Ceresp, onde deveriam estar 332 detentos, foram colocados 954, quase três vezes a capacidade. Quase um terço desse total são presos não condenados pela Justiça. Segundo a coordenadora dos Direitos Penitenciários, Suelo Piva, em celas onde caberiam cinco presos, tem até 40 detentos. "As outras reclamações são que, no inverno, o banho é gelado e no verão é muito quente, até por causa da falta de ventilação nas celas. Essa é a realidade em Juiz de Fora, que não é diferente dos outros estados", disse. A Seds informou que o Ceresp tem a característica de porta de entrada para o sistema prisional e que, apesar da lotação, tem alta rotatividade.
No Ceresp faltam pelo menos 650 vagas, segundo a Subsecretaria de Administração Prisional do Estado. A cidade também apresenta outras unidades menores que não estão superlotadas. De acordo com os dados da Seds, na Penitenciária José Edson Cavalieri a capacidade é de 438 detentos. No momento, 458 presos estão no local. Na Penitenciária Professor Ariosvaldo Campos Pires, a capacidade é para 496 presos e a ocupação é de 501. No Hospital de Toxicômanos Padre Wilson Valle, são 100 vagas e 45 detentos.
Para as autoridades penitenciárias, a maior preocupação é resolver o problema do Ceresp, como afirmou Sueli Piva. "Eu não vejo uma solução a curto e médio prazo. Eu acho que o Estado tem que construir presídios que recuperem estes presidiários. Do jeito que a situação se encontra hoje, nós temos ali dentro as celas onde os homens são jogados e esquecidos pelo sistema", disse.
A Secretaria de Administração Prisional informou que planeja ações em conjunto com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais para tentar resolver o problema da superlotação no Ceresp. Alguns presos são transferidos e outros liberados. Ainda foi informado que, entre 2012 e 2013, o número de vagas no sistema prisional no estado aumentou mais de 500% com a construção de novas unidades, gerando 1584 vagas a mais no ano passado. Em 2014, existe a previsão de construção de 16 unidades e a ampliação de outras quatro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário