Portão de presídio cai e atinge agente penitenciário
Ainda diante das fugas que estão ocorrendo nas delegacias e penitenciárias do Piauí, a segurança do sistema prisional do Estado continua apresentando falhas. O portão principal que dá acesso à Casa de Custódia, zona Sul de Teresina, veio abaixo por volta das 15 horas desta quarta-feira (27). Um agente penitenciário ficou ferido teve que ser levado às pressas para uma clínica ortopédica.
O SINPOLJUSPI- Sindicato dos Agentes Penitenciários- acredita que o acidente ocorreu porque há falta de manutenção na estrutura do presídio. “O portão caiu de repente. Não houve nada que pudesse ocasionar a queda. Um local que seria para ter segurança, acabou se transformando em uma verdadeira armadilha para quem trabalha aqui”, conta Cleiton Holanda.
O portão foi consertado de forma provisória. “Eles colocaram uns pedaços de madeira, mas provavelmente só amanhã ele irá funcionar de forma efetiva”, completa Cleiton. O portalODIAtentou contato com a direção do presídio mas, não obteve sucesso.
Diretores de unidades prisionais adaptam aparelho de uso médico no combate ao crime no sistema prisional da PB
A Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) agora conta com um aparelho endoscópico, semelhante ao utilizado em exames de endoscopia, entretanto, o equipamento, que é equipado basicamente com uma micro câmera ladeada por quatro luzes de leed, o que possibilita visualizar locais onde o olho humano não alcança, será utilizado para localizar objetos ilícitos camuflados no interior das celas, a exemplo das tubulações hidráulicas e elétricas, as ditas ‘tocas’ e até mesmo, no interior dos vasos sanitários, que geralmente são utilizados para esconder tais objetos.
O secretário Wallber Virgolino falou do novo equipamento. “Esta foi uma solução encontrada pelos próprios diretores de unidades prisionais, que convivem diariamente com as investidas por parte de visitantes, com o objetivo de introduzir objetos ilícitos no interior das unidades prisionais. Estamos realizando testes e se o resultado for satisfatório, posteriormente iremos investir na aquisição de novos equipamentos desta natureza”. Adiante, Virgolino acrescentou. “Com a utilização destes novos equipamentos tecnológico, estamos dando um recado bem claro a quem ainda insiste em burlar as regras do regime penal, que é a tolerância zero em relação a este tipo de ato”.
A ideia da utilização da micro câmera partiu do diretor da cadeia pública de Pilões, André Vale, que foi auxiliado na adaptação do protótipo por Alberto Costa, que é diretor da cadeia pública de Araruna e Williamylton Maia, diretor da penitenciária Padrão Joao Bosco Carneiro, em Guarabira.
Endoscópico espião - Sobre a adaptação do equipamento, batizado por eles de endoscópico espião, no combate à entrada de objetos ilícitos nas celas, Alberto Costa ressaltou. “Existe muita dificuldade em alcançar alguns locais de difícil acesso nas celas, tais como, encanamento, buracos, vasos sanitários, pias, canos. A literatura penitenciária informa que esses são os possíveis locais de esconderijo de objetos ilícitos. São nos esgotos, pisos e tetos das Unidades Prisionais que os reclusos fazem suas tocas com mais facilidade de rapidez. Por essa razão, encontramos uma solução eficiente, prática e barata. A utilização de um Endoscópio, um aparelho médico que será usado para vasculhar mais precisamente esses locais, podendo assim tornar mais prático o trabalho do agente penitenciário no dia-a-dia das Cadeias e Penitenciárias. E o custo do aparelho gira em torno de R$200,00 reais”.ra, 26 de novembro de
Homem é preso ao tentar entrar em presídio com maconha na cueca
Homem é preso ao tentar entrar em presídio com maconha na cueca
http://www.jornaldemuriae.com.br
Um homem foi preso, na noite do último domingo (24), ao tentar entrar no Presídio Diomedes Vinhosa Muniz, em Itaperuna, portando mais de 50 gramas de maconha. A droga estava em um forro na cueca do homem, que cumpre pena em regime semiaberto e retornava de sua visita ao lar.
Um agente penitenciário notou visivelmente um volume em sua cueca e acionou uma revista mais minuciosa. Ao rasgarem o forro da cueca, caíram 27 trouxinhas de maconha, totalizando 51 gramas. Ele alegou que iria vender a droga dentro do presídio pois estava precisando de dinheiro urgente.
Com informações de Adilson Ribeiro
PORTE DE ARMA - Articulação da Fenaspen garante avanços na tramitação do PL na Câmara Federal
http://www.singeperon.com.br
Brasília - A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado aprovou na tarde de terça-feira (26), o parecer favorável do deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP) que dispõe sobre o porte de arma fora de serviço para agentes penitenciários do Brasil.
A sessão exclusiva da Comissão, marcada para às 14h30, se encontrava sem o quórum mínimo para deliberação da matéria. Em uma ação rápida, os dirigentes da Federação Nacional dos Servidores Penitenciários (Fenaspen) estabeleceram contato com todos os membros titulares e suplentes da Xomissão para início da ordem do dia. Após a articulação, foi atingido o quórum mínimo e deu-se início a sessão.
Juntamente com o grupo, o presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários, Socioeducadores, Técnicos Penitenciários e Agentes Administrativos Penitenciários de Rondônia (Singeperon), Anderson Pereira, ajudou nas articulações, tendo seu pedido atendido pelo deputado federal Moreira Mendes que prontamente compareceu à sessão.
Na ocasião, o presidente da Fenaspen, Fernando Anunciação, destacou que a articulação foi primordial para o sucesso da aprovação. "O trabalho dos representantes da categoria foi de suma importância. Alertando para a necessidade de estarmos presentes na próxima semana para finalmente levar o projeto ao Plenário com o apoio dos parlamentares. Ressalto, ainda, o empenho do deputado relator, Arnaldo Faria de Sá, e a todos os deputados que atenderam aos pedidos dos dirigentes para se fazerem presentes à sessão", comemorou.
O Projeto de Lei nº 6565, enviado pela presidente Dilma Roussef, segue agora para a Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania. O deputado Arnaldo Faria de Sá foi designado relator da matéria a pedido da Federação ao presidente do colegiado, deputado Décio Lima (PT-SC).
Além disso, a Fenaspen articula, ainda, que o projeto entre na pauta de votações do Plenário da Câmara dos Deputados já na quarta-feira, dia 4.
Estiveram presentes à sessão da Comissão de Segurança Pública, além do presidente da Fenaspen, os diretores Anderson Pereira (RO), Jacira Maria (MT), Francisco Rodrigues (RJ), Vilma Batista (RN), Carlos Nogueira (MG) e Maria Elena (MT).
Nenhum comentário:
Postar um comentário