AGENTE CORACI

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Preso se dá mal ao tentar fugir de Presídio


Foto por: Cortesia
Na madrugada desta quinta-feira, 12,
 quatro presos conseguiram fazer um 
buraco na cela e subiram pela muralha
 do Presídio Baldomero Cavalcanti, mas
 um deles se deu mal e terminou caindo
 em um fosso (cavidade profunda
 para separar os ambientes).

O presidente do Sindapen, Jarbas 
Souza, concedeu entrevista à 
imprensa alagoana na manhã desta
 quinta-feira, 12. Ele fez duras críticas
 ao sistema prisional e  revelou 
dados que comprovam a deficiência no segmento.

“Para se ter ideia, no Baldomero são apenas cinco agentes penitenciários para custodiar mais
 de 800 presidiários. Não tem como. É impossível cumprir nossa missão desse jeito”, declarou
 indignado.

Ainda de acordo com Souza, o presídio encontra-se superlotado e não possui sistema 
eletrônico de segurança. O presidente do Sindicato também criticou a redução do número 
de agentes penitenciários que trabalham no Sistema Prisional Alagoano.

Segundo ele, o efetivo antes era de 1.200 agentes, mas com a redução, existem atualmente 
660 agentes trabalhando.

“Isso tudo é um pretexto do Governo do Estado para privatizar as penitenciárias, por isso o
 governador vem desmontando a segurança do sistema prisional”, complementou.

A categoria realizará na manhã desta sexta-feira, 13, um ato público e uma assembleia em
 frente ao Palácio República dos Palmares, sede do Governo de Alagoas, no Centro de Maceió.

Eles vão reivindicar melhores condições de trabalho e a incorporação da bolsa no salário. Caso 
não sejam atendidos, a classe deve deflagrar greve por tempo indeterminado.

A assessoria da Superintendência Geral de Administração Penitenciária ainda não divulgou o
 nome dos fugitivos. O preso ferido foi atendido pela enfermaria do presídio Baldomero Cavalcanti 
e passa bem.

http://www.agepen.ms.gov.br


| Keila Terezinha Rodrigues de Oliveira
Brasília (DF) -  "É impensável fazer política de segurança pública sem informação", justificou o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, ontem (11), ao lançar o Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais e sobre Drogas (Sinesp). O acesso ao sistema é feito pelo portal www.sinesp.gov.br e também por meio de um aplicativo para smartphone. Eles permitem aos cidadãos e profissionais de segurança pública de todo o país terem acesso a dados e estatísticas unificas por meio de consulta.

"O Sinesp é um sistema de informações integradas que possibilita a qualquer um realizar consultas sobre estatísticas criminais. O serviço também disponibiliza, para os profissionais de segurança pública, a realização de consultas operacionais, investigativas e estratégicas sobre drogas, segurança pública, justiça, sistema prisional, entre outras, otimizando sua atuação nas ruas", definiu o ministro.

Portal Sinesp

Voltado para o cidadão, o Portal Sinesp divulga dados estatísticos sobre a criminalidade no Brasil, trazendo informações consolidadas em âmbito nacional sobre os números de homicídios, latrocínios, furtos, roubos, entre outros, servindo de fonte de informações a toda sociedade. Dentro do mesmo portal, existe uma área exclusiva para profissionais de segurança pública. O espaço contém informações que, no futuro, estarão integradas entre as instituições de segurança pública de todo o país.

Segundo a titular da Secretaria Nacional de Segurança Pública, Regina Miki, o Sinesp tem como proposta a integração, modernização e padronização das informações. O intuito é subsidiar diagnósticos de criminalidade e viabilizar formulação e avaliação de políticas públicas de segurança.

"Havia a necessidade de nós termos um abastecimento melhor de dados, de termos um padrão metodológico uniforme e de fazermos análises sobre isso, inclusive do ponto de vista estatístico, tudo o mais próximo possível do tempo real. Tínhamos também a necessidade de a sociedade estar informada de tudo isso. Essas situações fizeram com que buscássemos conceber o Sinesp", explicou a secretária.

Ainda de acordo com Regina Miki, mesmo não havendo hierarquia entre União, estados e municípios, o Ministério da Justiça encontrou uma forma de motivar a participação dos governos locais na construção de dados nacionais sobre segurança pública. "O governo federal não pode obrigar os entes a passar informações. Então nós fizemos uma lei que respeitava esse princípio federativo. O estado que não aderisse não receberia verbas. É direito do estado não aderir, mas também é nosso direito não repassar verbas a quem não alimenta o sistema informativo", acrescentou.

Aplicativo Checkplaca

O aplicativo do Sinesp, chamado de Checkplaca, permitirá a todos os cidadãos, por meio do computador ou do telefone, fazer a consulta de veículos registrados na base nacional do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e do Sinesp, o Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, do Ministério da Justiça. No futuro, esses serviços serão ampliados e vão incluir, por exemplo, consultas a mandados de prisão, facilitando a idenificação de procurados pela polícia.

O aplicativo encontra-se disponível gratuitamente na Google Play para dispositivos com sistema operacional Android, onde já possui mais de 10 mil downloads desde o dia 2 de dezembro, e já identificou três carros irregulares até agora. Em breve o app estará disponível para IOS (Apple) e Windows Phone.

"Cidadão nenhum deve tomar a medida sozinho, por que é arriscado. Se ele identificou um carro roubado, furtado ou clonado, o próprio aplicativo remete uma ligação para o telefone 190 da Polícia Militar. Então ele comunica que, por meio deste aplicativo, ele localizou um carro roubado, e passas a informação para que as autoridades possam cumprir a lei", alertou a secretária.

Fonte: Agência MJ de Notícias.
Com ação em Montes Claros, a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) fecha 2013 com a finalização de todos os laudos criminológicos solicitados pela Justiça
Uma equipe formada por psiquiatras, psicólogos, advogados, assistentes sociais e criminólogos finaliza amanhã (12), no Presídio Alvorada, em Montes Claros, no Norte de Minas, cerca de 60 exames criminológicos que farão parte das 1.800 perícias realizadas em mais de 100 unidades prisionais de todo o Estado de Minas Gerais. Com esta ação, a Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi), da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), cumpre a meta de fechar o ano de 2013 com a finalização de todos os laudos criminológicos solicitados pelo Tribunal de Justiça.
Sistema Prisional de Minas conclui avaliações criminológicas solicitadas pela Justiça/ Foto: Reprodução
Sistema Prisional de Minas conclui avaliações criminológicas solicitadas pela Justiça/ Foto: Reprodução
O trabalho programado para os dias 11 e 12 de dezembro tem o objetivo de verificar se os prazos de cumprimento de pena estão corretos e identificar quais os presos têm direito a receber benefícios previstos na Lei de Execução Penal (LEP), como progressão de regime e saída temporária.  A iniciativa, além de cumprir direitos legais, ainda pode proporcionar a abertura de novas vagas no sistema prisional.
O diretor geral do Centro de Apoio Médico e Pericial (Camp) de Ribeirão das Neves e coordenador dos exames criminológicos, Emerson Tardieu de Aguiar Pereira, acompanha de perto o trabalho itinerante pelas diversas unidades prisionais de Minas Gerais e elogia a atuação dos juízes das Varas de Execução Criminal e do Projeto Novos Rumos do Tribunal de Justiça. “A atuação dos membros do Poder Judiciário tem sido de grande importância no prosseguimento dos laudos criminológicos”, explica o diretor, que é graduado em psicologia e doutor em criminologia.
Reforço acadêmico
A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) participa de forma inédita nesta avaliação criminológica, com a presença de 50 advogados que cursam o mestrado em Direito na instituição, pois um dos eixos principais deste processo consiste em analisar as execuções das penas. De acordo com o professor Eduardo Tupynambá, coordenador do mestrado em Direito da Unimontes, a parceria entre a Universidade e o Centro de Apoio Médico e Pericial gera ações que ultrapassam os anseios acadêmicos e vai de encontro às reais necessidades da região Norte de Minas em termos de formação técnica especializada.
Agilidade e economia
O diretor geral do Presídio Alvorada, Geraldo Dias de Carvalho Júnior, ressalta outros aspectos positivos da presença de profissionais especializados na cidade de Montes Claros. “Representa uma redução de custos, maior rapidez e garantia de segurança na realização dos exames criminológicos”, conclui o diretor.
Fonte: Agência Minas
Leonardo foi baleado sete vezes e morreu no local do tiroteio (Foto: Divulgação) ::

Sargento da PM que ‘duelou’ com agente do Desipe morre no hospital

Morreu na tarde de ontem, no Hospital Central da Polícia Militar, no Estácio, região central do Rio, o sargento Edmílson Alves Andrade Filho, de 43 anos, baleado durante troca de tiros com o agente penitenciário Leonardo Dias Badajós, de 34 anos....
FONTE O SÃO GONÇALO 







O agente Leonardo foi atingido por sete disparos e morreu no local (Foto: Divulgação) ::

Agente penitenciário é morto em duelo com PM em Itaboraí Enviado por Celso Brito  10/12/2013 22:47:29

Uma briga entre dois homens, que têm como função a garantia da segurança pública, terminou em morte, no centro de Itaboraí, na madrugada de ontem.
De acordo com a polícia, o agente penitenciário Leonardo Dias Badajós, de 34 anos, e o sargento Edmílson Alves de Andrade Filho, 43 -lotado no Serviço de Inteligência (P-2) do 12ºBPM (Niterói) - iniciaram uma discussão num trailer, na Rua Amélia Saraiva.
Após as agressões mútuas, os dois sacaram suas armas e iniciaram um confronto a curta distância. No tiroteio, o agente penitenciário foi atingido por sete disparos e morreu no local.
Já o PM levou cinco tiros e foi encaminhado ao Hospital Estadual João Batista Caffaro, em Manilha. 
O corpo de Leonardo foi sepultado no cemitério São João Batista, no centro de Itaboraí, na tarde de ontem. Familiares e amigos do agente penitenciário não quiseram comentar o crime.
As armas de Leonardo, uma pistola Taurus calibre 380, e de Edmílson, uma pistola calibre 40, foram apreendidas recolhidas pela perícia técnica e encaminhada à 71ªDP (Itaboraí), que investiga o caso. Os agentes informaram que vão ouvir testemunhas do crime para descobrir o motivo da briga. Familiares dos envolvidos também serão chamados para prestar esclarecimentos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário