AGENTE CORACI

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Agente penitenciário de Guaxupé pode ter sido executado a mando de presos

O agente penitenciário que foi executado por um detento no Presídio de Guaxupé (MG) em agosto de 2012 pode ter sido morto a mando de outros presos que estavam na unidade. Uma carta assinada por colegas do agente Ricardo Zavagli e endereçada ao promotor Tales Tácito Cerqueira, revela detalhes sobre os dias que antecederam a morte.

Segundo os 11 agentes penitenciários que assinaram o documento, cerca de duas semanas antes da execução, pairava a ameaça de que algo estava para acontecer com algum agente no trabalho externo. A ameaça viria de uma liderança de presos da unidade.

Em outro trecho da carta, os agentes afirmam que o detento que matou o agente penitenciário não poderia trabalhar no serviço externo porque já havia sido flagrado bêbado durante o serviço, em Guaranésia (MG), um mês antes do crime. O documento ainda diz que quando o detento foi preso, autoridades policiais e penitenciárias de Minas Gerais e São Paulo presenciaram a confissão do preso sobre os mandantes do crime. Os agentes também afirmam que os diretores do presídio na época não tomaram providências para evitar o fato e nem procuraram esclarecer o que ocorreu.



Em junho deste ano, durante uma audiência realizada no Fórum da cidade, a mãe do agente penitenciário conversou com o detento que atirou contra o filho dela. A mãe do agente acredita que a morte foi encomendada.

"Falaram lá dentro da unidade que iriam matar um agente. Como que colocam um funcionário para tomar conta de cinco detentos? Eu conversei com o preso que fez o disparo e ele se mostrou muito arrependido,  mas quando perguntei se ele já tinha uma arma, ele abaixou a cabeça e parou de falar comigo", afirma.

Mãe de agente morto conversou com o suspeito do crime (Foto: Marcelo Rodrigues / EPTV)Mãe de agente morto conversou com o suspeito do crime (Foto: Marcelo Rodrigues / EPTV)

Em nota, a Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi) informou que aguarda a conclusão do inquérito policial aberto pela Polícia Civil de Guaranésia.
 

Agente penitenciário cursava o último ano de direito. (Foto: Reprodução)Agente penitenciário cursava o último ano de direito
(Foto: Reprodução)

O crime
Em agosto de 2012, seis detentos trabalhavam em um aterro de Guaxupé quando um deles tomou a arma do agente e disparou. Ricardo Zavagli, que tinha 26 anos, terminava o curso de direito. Ele morreu com um tiro no pescoço. Depois de atirar, o preso Emílio José Romanini, conhecido como "Nequinha", usou a van que transportava o grupo e fugiu, mas acabou batendo o veículo. Ele foi preso no interior paulista.

O detento que executou o agente penitenciário teria direito a progressão de pena e poderia passar para o regime semiaberto em três meses. Ele foi condenado por furto e foi liberado para trabalhar por ser considerado um preso de bom comportamento. Segundo o delegado Walter Tizianel Júnior, a atitude do detento surpreendeu, já que ele não era considerado perigoso.
ASSISTA A REPORTAGEM NO LINK:
 http://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2013/12/agente-penitenciario-executado-pode-ter-sido-morto-mando-de-presos.html

 

Governo quer que Força Nacional vire PM Federal permanente

http://brasilefatos.blogspot.com.br/
Um dia depois de a Força Nacional completar nove anos, a secretária nacional de Segurança do Ministério da Justiça, Regina Miki, disse à Agência Brasil que o que falta à tropa é ser reconhecida como um programa permanente.
"O meu grande desejo é que nós pudéssemos ter acrescido ao Artigo 144 da Constituição simplesmente um parágrafo dizendo que esse é um programa permanente, nós não precisaríamos de mais nada. Não queremos ser uma polícia a mais no país. Queremos apenas ser um programa permanente de atendimento aos estados, de atendimento à nação para crises", ressaltou a secretária neste sábado (30) durante a formatura, em Brasília, de uma turma de 415 policiais civis, militares e bombeiros, de 23 unidades da Federação. 
O grupo ficará à disposição do Departamento da Força Nacional, por um ano, para atuar em diversas operações.
A Proposta de Emenda à Constituição 195/12 de autoria do deputado Vanderlei Siraque (PT-SP), transforma a Força Nacional em um órgão permanente de segurança nacional, com quadro de pessoal e carreira próprios.
Há mais de um ano, a matéria está parada na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados. 
Mesmo assim, Regina Miki espera que a atuação da força e a demanda, cada vez maior, dos estados para que ela atue sensibilizem deputados e senadores.
Formatura da Força Nacional no Ministério da Justiça em Brasília. Uma nova PM federal?Formatura da Força Nacional no Ministério da Justiça em Brasília. Uma nova PM federal?
Atualmente, a Força Nacional participa de 32 operações no país como, por exemplo, em apoio à Polícia Federal e à Fundação Nacional do Índio em regiões de conflitos de terras indígenas. Este ano, o grupo atuou em eventos importantes como a Jornada Mundial da Juventude e o leilão de Libra, no Rio de Janeiro.
Fonte: Agência Brasil

 

 

Agentes encontram armas e drogas dentro de lixeira em presídio

Material foi encontrado dentro de lixeira (Foto: Marcelino Neto) 

 

 

 

 

 

Material foi encontrado dentro de lixeira (Foto: Marcelino Neto)

Agentes da Penitenciária Agrícola Mário Negócio, em Mossoró, distante 285 km de Natal,
 encontraram, na manhã desta sexta-feira (27), armas e drogas dentro de uma lixeira em
 um dos pavilhões do presídio.
De acordo com a polícia, os agentes realizavam uma vistoria na ala B do pavilhão 1, 
quando se depararam com o material embrulhado dentro de uma lata de lixo.
Entre os materiais encontrados estavam, duas facas, um aparelho de telefone celular,
 vários chips, além de dois tabletes de maconha.
 http://portalnoar.com

Agentes penitenciários são homenageados em Manhuaçu

MANHUAÇU (MG) - Os agentes penitenciários de Manhuaçu receberam, nesta segunda-feira (23), o Certificado de Reconhecimento em solenidade no auditório da Câmara de Manhuaçu. A cerimônia foi presidida pelo Diretor Geral Daniel Pereira de Paula, Diretor Adjunto Carlos Eduardo Amaral de Paula e Coordenador de Ressocialização Márcio José de Carvalho. O certificado foi entregue aos agentes que se destacaram pelo alto espírito de colaboração nas atividades desenvolvidas no presídio.
Além dos gestores, participaram da solenidade os juízes Dr. Marco Antônio Silva e Dra. Daniela Bertollini Rosa Coelho, o Médico Voluntário da Unidade, Dr. Francisco Elias Salomão Lanna, entre outras autoridades, além de representantes das empresas e instituições parceiras de atividades do presídio.   
Conduzida pela agente penitenciária Antônia, a solenidade foi aberta com a apresentação do histórico do presídio de Manhuaçu. A Subsecretaria de Administração Prisional (SUAPI) assumiu a administração do Presídio de Manhuaçu em de setembro de 2009.
Atualmente a unidade prisional conta com 59 agentes de segurança prisional, um assistente social, um assistente jurídico, dois técnicos em enfermagem e dois servidores administrativos.
Apesar das limitações de estrutura, já acontecem trabalhos voltados a ressocialização e reintegração social, sob coordenação dos agentes Márcio e Joseph, como: campeonatos esportivos, artesanatos, visitas religiosas, palestras de saúde e educativas.
A segunda parte da cerimônia foi a entrega dos diploma de Destaque Operacional. Na equipe A: o agente Edson Barbosa Porto; Equipe B: Christian Sanglard Malosto; Equipe C: Vanderci Antonio Machado; Equipe D: Rodrigo Magnus Barbosa; Trânsito Interno: agente Dutra; Escolta: Marcelo de Oliveira Alves; GIR: Grupamento de Intervenções Rápidas: Márcio José do Nascimento; Agente Feminina: Valquíria Felix Madalena.
Ainda foram entregues os certificados de reconhecimento aos agentes Marcio José de Carvalho; Joseph da Silva Ferreira; Marli Alves de Souza; Fabrício Vieira Paulino; João Batista da Rocha; Fabrício Leite Sete; Elias Henrique da Silva; Reinaldo Soares Ribeiro; Marcelo de Souza Garcia; Cristiano José Barbosa; e Douglas dos Santos Batalha.
Os agentes do GIR (Grupamento de Intervenções Rápidas) receberam também o certificado foi emitido pela escola de formação da Secretaria de Estado de Defesa Social (SEDS) do Curso de Capacitação específico do grupo, realizado no mês de novembro na Penitenciária Dênio Moreira de Carvalho, na cidade de Ipaba- MG.
Eles foram qualificados para a solução rápida em episódios que possam causar danos à ordem e disciplina nos estabelecimentos penais. O grupo atua em ações de risco como revista em celas a procura de armas, celulares ou túneis; remoção interna de presos; combate ao início de revoltas e tentativas de fugas. Eles utilizam armas não letais, técnicas e equipamentos desenvolvidos para esse fim.
O coordenador agente Fabrício Sete e os membros receberam os certificados: Joseph Ferreira, Douglas Batalha, Rubens Isidoro, Márcio Nascimento, Reinaldo Ribeiro, Ed William Salles, Natanael Gonçalves, Bruno Loredo, Roberto Oliveira, Eduardo Nunes e Vanderci Machado.  
Durante o evento, a direção do Presídio de Manhuaçu entregou certificado para aqueles que são parceiros da unidade e que sempre colaboraram com o presídio: Dr. Marco Antônio Silva – Juiz de Direito; Dra. Cleuriam Colares Rodrigues – Médica do PSF Bom Pastor; Dr. Francisco Elias Salomão Lana – Médico Voluntário da Unidade; SJ. de Morais - Presidente do CONSEP e Dângelo dos Santos Maurício – 1°vice- presidente CONSEP.
Ainda houve um agradecimento especial às empresas Gulozitos, Sema Eletrificação, Casa do Game, Mercearia Três Irmãos e Jaymão Despachante.
Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com

Sarney festeja fato de violência no Maranhão estar no presídio e não na rua

http://josiasdesouza.blogosfera.uol.com.br/

Nos últimos 12 meses, foram executados nos cárceres do Maranhão 59 presos. Desde outubro, por decisão da governadora Roseana Sarney, o sistema prisional maranhense encontra-se em “estado de emergência”. O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, cobra explicações e ameaça requerer ao STF uma  intervenção federal. Em meio a esse cenário caótico, o senador José Sarney encontrou algo para celebrar.
“Aqui no Maranhão, nós conseguimos que a violência não saísse dos presídios para a rua”, disse o pai da governadora. “Por exemplo: o Espírito Santo não teve Carnaval no ano passado, porque as rebeliões nos presídios… eles [os presos rebelados] determinaram que não poderia ter Carnaval. E não se fez, porque tocaram fogo em ônibus, tocaram fogo na cidade, quabraram tudo. E nós temos conseguido que aqui essa coisa não extrapole para a própria sociedade.”
Pronunciadas numa entrevista à Rádio Mirante AM, uma das emissoras que compõem o império estadual de comunicação da família, as declarações de Sarney ajudam a entender por que as cadeias brasileiras abandonaram o ideal da ressocialização para virar centros de violação dos direitos humanos. O que o senador disse, com outras palavras, foi o seguinte: a carnificina nas cadeias é um mal menor, desde que não perturbe “a própria sociedade”. É como se na cabeça de políticos como Sarney os presos não fizessem parte da sociedade.
Veiculada no dia 24 de dezembro, a entrevista de Sarney teve como pretexto a divulgação de uma mensagem natalina do senador. A alturas tantas o entrevistador perguntou ao patrono da rádio se ele acredita na hipótese de decretação de intervenção federal no Maranhão. O pai da governadora evitou dar uma resposta direta, do tipo sim ou não. Preferiu vaguear ao redor do tema. Espremendo-se as digressões conclui-se: 1) para Sarney, a encrenca é nacional, não maranhense. 2) há múltiplos culpados, nenhum deles se chama Roseana.
Uma das mazelas que convulsionam o maior presídio do Maranhão, o complexo penitenciário de Pedrinhas, é a guerra entre facções criminosas rivais. Juiz auxiliar da presidência do Conselho Nacional de Justiça, Douglas de Melo Martins afirma que isso acontece porque o cadeião de Pedrinhas, localizado em São Luís, recebe presos de todo o Estado. Os detentos do interior disputam poder no xadrez com os criminosos da capital.
Alheio às observações do doutor Douglas, Sarney agarra-se a uma tese própria. Para ele, a culpa é da eficiência da polícia dos Estados desenvolvidos. “Quando se aperta no Sul do país, que tem mais dinheiro, eles apertam as quadrilhas, elas vêm pra cá, pro Norte. E começam, então, a agir aqui nos termos que agem no Sul, formando nos presídios grupos, comandos, um enfrentando o outro, um querendo liquidar o outro…” No linguajar simples do sertanejo, “o Sul” engloba sobretudo Estados como São Paulo e Rio, ambos do Sudeste. O “Norte” são todos os pedaços pobres do mapa brasileiro, a maioria localizada no Nordeste.
A certa altura, Sarney olhou para o problema com uma “visão estrutural”. Foi quando afirmou: “…A violência não cresceu só no Maranhão. Ela cresceu assustadoramente no Brasil inteiro.” Citando dados que disse ter lido num relatório oficial, o senador informou que 70% dos responsáveis por homicídios têm entre 18 e 24 anos. “Quer dizer: os moços estão se matando e estão matando. Por quê? Quase todos por drogas.”
A grande motivação dos homicidas, prosseguiu Sarney, é ter acesso às drogas, principalmente o crack, que é mais barato. “Antigamente, a maconha não chegava a dar essas loucuras que o crack dá… Ela era cara. A cocaína, num Estado como o Maranhão, nem se fala. Era muito cara.” No dizer de Sarney, o crack “tem uma influência direta na parte de segurança e na criminal.”
O problema é “de difícil solução”, afirmou Sarney, tropeçando no óbvio. Mas Roseana faz o que pode. Ao isentar a filha de culpas, Sarney se expressa no plural. “Eu acredito que estamos fazendo tudo o que podemos com o recursos que temos. O Maranhão é um Estado pobre. Estava vendo hoje o nosso orçamento: R$ 14 bilhões. Esse orçamento do Maranhão equivale a um quinto do orçamento da cidade de São Paulo, que não tem 217 municípios, não tem 217 redes hospitalares, não tem nada disso.”
Em matéria de segurança pública, o Maranhão é o Estado mais extraordinário que Sarney já viu. Espécie de ex-tudo da política nacional —de deputado estadual a presidente da República— Sarney retoma o singular para jactar-se de ter sido o governador que colocou o Maranhão no que chama de caminho certo: “Eu posso ficar feliz porque eu vi que nós tínhamos que abrir a estrada e construímos tudo o que era necessário.”
Com sua desconversa, Sarney transita entre o duvidoso e o indelicado. É duvidoso ao afirmar que a guerra na cadeia não atinge a rua. “Rebelião em presídio espalha medo entre os moradores de São Luís”, informava em 10 de outubro de 2013 notícia veiculada pela Agência Brasil, estatal vinculada ao governo companheiro de Dilma Rousseff. Sarmeu é indelicado quando arrasta para a encrenca doméstica o longínquo Espírito Santo, Estado que se encontra sob águas. O Carnaval de 2012, que Sarney diz ter sido revogado pela bandidagem capixaba, transcorreu normalmente. A escola de samba Boa Vista sagrou-se campeã com o enredo ‘Vida em Poesia – a Lira que é Lucinda.” Em segundo lugar ficou a Mocidade Unida da Glória.

Agente penitenciário é feito refém há 17 horas

Um agente penitenciário é feito refém no Complexo Médico Penal, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. O motim começou por volta das três horas da tarde de ontem (quinta). Outro agente que também era feito refém foi liberado hoje de madrugada. Policiais negociam com os rebelados desde ontem. A assessoria de imprensa da Secretaria de Segurança Pública informou que a situação deve ser normalizada agora de manhã.
Cerca de 130 presos se rebelaram no momento em que alguns deles seriam transferidos depois de receber alta. Eles iriam voltar para as delegacias de Curitiba e do Interior do Paraná. Dois presos conseguiram render os agentes penitenciários e, em seguida, abriram as celas dos outros presos.
Os reféns estavam nas galerias do complexo, antigo Manicômio Judiciário. Cerca de 30 viaturas cercaram o prédio. Uma ambulância do Siate também ficou de plantão no local. Segundo o capitão da Polícia Militar, Marcio Roberto, entre as reivindicações dos presos está a transferência para outros locais.
O Complexo Médico Penal tem capacidade para pouco mais de 600 presos e estava com 704 no momento da rebelião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário